23/02/2022 às 15:32 Software

Fico com o SketchUp ou parto para o Blender?

1409
2min de leitura

Observo nas redes sociais algumas pessoas criticando o SketchUp como modelador 3D para trabalhos na Unreal. Dentre vários questionamentos como mapeamento UV, tratamento da malha, o que mais chama a atenção é o questionamento quanto ao SketchUp não ser um software free.

Observo como essa geração é uma "geração free". Tudo bem que o iniciante não possui recursos de imediato e vai acabar correndo atrás do que for melhor custo benefício para ele. Aliás, custo não, apenas benefício.

E quanto ao aprendizado do software, usuários já com nível intermediário preferem continuar aprendendo garimpando tutoriais pela internet ao invés de investir em algum curso. Tanto o software quanto o aprendizado "tem que ser free!"

É fato que nós usuários de nível intermediário ou avançado volta e meia nos depararemos com algum tutorial ou vídeo de alguém que repassou o que aprendeu de um assunto específico. Estaremos sempre em busca do conhecimento.

Mas quando se trata de aprender "a base", nada melhor do que você encontrar vários temas sendo ensinados em um único curso. Neste caso você não precisa perder tempo em busca de tutoriais para aprender o essencial.

No final das contas, o que vale quando o cliente solicita um pedido é quanto tempo você leva para atendê-lo. O cliente não vai querer saber qual software foi utilizado pois ele espera mesmo é ser atendido.

Com frequência o Mercado pede conteúdos em Realidade Virtual, com Óculos VR ou sem ele, seja Imagem Imersiva 360 graus ou Passeio Livre Interativo e, com isso aumenta-se a necessidade de nós, profissionais de Visualização Arquitetônica (ArchViz), nos especializarmos cada vez mais em softwares denominados "engines", já que possuem variações de outputs em uma mesma plataforma.

Qual o objetivo deste post? Motivar você, usuário do SketchUp que está "paquerando" a Unreal e está com dúvidas ou questionamentos. Seja você designer de interiores, arquiteto ou estudante de arquitetura, ou até mesmo designer de produto.

A Unreal Engine tem apresentado constantes novidades para ArchViz e você não precisa abandonar seu modelador 3D para trabalhar com ela. Mantenha o foco nos estudos e venha conhecer nosso novo Minicurso Grátis de Unreal e o Curso de Unreal para SketchUp Essencial.

Eu sou o instrutor deles e procurei a objetividade focando em visualização arquitetônica, direcionando as aulas para que você vá direto ao ponto, além de passar dicas e métodos pra você não errar mais. 

Por que devo aprender a Unreal Engine se eu já uso o V-Ray e o Lumion? Ora, a Unreal Engine proporciona uma variedade de outputs, dentre eles passeio virtual livre, com interação personalizável, além de renderização em tempo real de altíssima qualidade e gráficos "insanos". Ela é free!!

E o SketchUp? Nada mais nada menos que o software mais utilizado pela grande maioria dos arquitetos, pela sua velocidade de edição de modelos 3D arquitetônicos e pela vasta biblioteca do 3DWarehouse já no seu formato. 

Gostou deste artigo? Deixe-nos saber nos comentários.


23 Fev 2022

Fico com o SketchUp ou parto para o Blender?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

3d Blender SketchUp software 3d

Quem viu também curtiu

23 de Fev de 2022

D5 RENDER - New solution for high level rendering with Ray Tracing

22 de Mar de 2022

Lista de eventos para Arquitetos, Engenheiros e Construtores 2022  |  Listamos 25

23 de Fev de 2022

Considerações em Projeto de Interiores para Escritório

Bem-vindo! Qualquer dúvida chame aqui
Logo do Whatsapp