Imagem capa - Considerações em Projeto de Interiores para Escritório por TIAGO VAZ
ArquiteturaDecoraçãoDesign de Interiores

Considerações em Projeto de Interiores para Escritório


Se você estiver abrindo um novo escritório, expandindo ou reformando seu espaço existente, gostaríamos de compartilhar algumas considerações importantes que ajudarão a tornar seu projeto um sucesso.

Em primeiro lugar, ao considerar o design de interiores para qualquer tipo de negócio, há alguns pontos que devem ser levados em consideração em combinação com o que estamos prestes a compartilhar hoje. Isso inclui funcionalidade, identidade da marca, criatividade e exclusividade, orçamento e cronograma . Ao falar especificamente sobre design de interiores de escritórios, há vários outros pontos que requerem discussão com o designer de interiores no início do projeto.

O design também deve ter como objetivo mostrar a cultura da sua empresa sem nunca pronunciar uma palavra. Os clientes que entram na área de recepção devem ter uma noção dos valores da sua empresa apenas a partir da atmosfera. 

Abaixo listamos cinco considerações importantes a saber:


1. ESPAÇO DE TRABALHO ABERTO VS. PRIVADO


Nos últimos 5 a 10 anos, houve um grande movimento em direção a espaços de trabalho colaborativos, em que os membros da equipe podem trabalhar de maneira eficaz e fácil em seus projetos de maneira orgânica e fluida e com uma pegada relativamente pequena.

Estudos demonstraram que fornecer esse tipo de local de trabalho sem os espaços adequados de suporte está matando a produtividade. Algumas pessoas prosperam nesse ambiente movimentado e barulhento. Outros, especialmente os introvertidos, estão tendo muita dificuldade em concluir suas tarefas diárias, pois simplesmente não conseguem se concentrar nas conversas dos colegas, nos telefones tocando, nas pessoas que se deslocam pelo espaço; as distrações são infinitas.




Se você se deslocar para esse tipo de layout, é extremamente importante fornecer espaços de convivência privados, onde indivíduos ou equipes possam se fechar, escapar da agitação, ler um documento, fazer uma ligação telefônica particular ou ter uma reunião rápida.


2. VARIEDADE DE AMBIENTES DE TRABALHO


Há também uma tendência para espaços de trabalho não atribuídos com uma variedade de tipos de móveis para suportar uma variedade de atividades. Áreas de lounge com smartboards para trabalho colaborativo, pequenas salas de descanso para tarefas mais privadas ou para aquelas que requerem concentração absoluta, mesas para os momentos de cabeça para baixo, trabalho etc. Permitindo que sua equipe trabalhe em um ambiente que melhor suporte a tarefa, está sendo incentivado em todo o mundo do design de interiores de escritórios. Os fabricantes de móveis se destacaram e estão oferecendo sistemas surpreendentes e inovadores para apoiar essa tendência que esperamos que se torne a norma no design de escritórios.




3. ERGONOMIA


Você e os membros de sua equipe dispõem das ferramentas necessárias para evitar o cansaço visual, o túnel do carpo ou a dor nas costas após horas de trabalho? É surpreendente para nós quantos trabalhadores de escritório afirmam que não precisam deles ou que sua empresa não os fornece.

Existem vários níveis que você pode ter ergonomia no escritório. Idealmente, gostaríamos de ver todos os que trabalham em uma mesa de trabalho para serem configurados com uma cadeira de tarefas ajustável, mesa para sentar / ficar, bandeja de teclado, braço de monitor e luz de tarefa. Se o preço de uma estação de trabalho profissional o assusta, comece pequeno. No mínimo, cada estação de trabalho deve estar equipada com uma cadeira de boa qualidade com várias opções de ajuste, bandeja do teclado e braço do monitor.




E pense nessas ferramentas como um investimento que economiza e até ganha dinheiro. Um funcionário que não sofra sentado o dia inteiro em uma estação de trabalho mal equipada tem muito menos probabilidade de ter doenças físicas que resultam em afastamento do trabalho e será mais produtivo, pois não será distraído por todos os tipos de dores, dores e deformação.


4. ARMAZENAMENTO E ORGANIZAÇÃO


O fornecimento de armazenamento suficiente em seu escritório dará a seus funcionários uma ampla oportunidade de manter o espaço limpo e arrumado. Todos nós já experimentamos esses escritórios com pilhas de arquivos por todo o lado, vários materiais de escritório aqui e ali ... um pouco de confusão.

Mostre a seus clientes que você está organizado e é capaz de lidar com os negócios deles (sem perder informações importantes!), primeiro garantindo que você trabalhou com seu designer de interiores para planejar um armazenamento suficiente e garantindo que sua equipe o use corretamente.



5. CONFORTO TÉRMICO


Este pode ser um tópico quente ... trocadilhos. Gostaríamos de enfatizar a importância de trabalhar com um engenheiro mecânico em seu projeto de grandes escritórios para garantir que os sistemas adequados estejam em vigor. Eles fornecerão um design para abordar adequadamente a proximidade de janelas externas, escritórios particulares versus áreas de trabalho abertas e as atividades em áreas específicas que podem exigir consideração especial (alguma vez o cheiro do almoço de alguém toma conta de todo o escritório?). Contrate um profissional para ajudar a acertar, vale a pena o investimento.


Gostou do conteúdo? Se você tem alguma sugestão a acrescentar sobre o tema, deixe nos comentários para enriquecer a pesquisa de todos. 

Se porventura você é arquiteto ou escritório de arquitetura e interiores e, precisa de uma solução interativa para ajudar o cliente na escolha de acabamentos, clique aqui e experimente nosso Passeio Virtual na Web, que é uma opção bem interessante para inovar na apresentação de seus projetos, inclusive em tempos de COVID-19, por ser de fácil compartilhamento e acessível em qualquer dispositivo, inclusive óculos VR.