11/03/2022 às 09:25 Conhecimento Treinamento Tecnologia

O que é BIM?

17
4min de leitura

Você provavelmente já ouviu ou viu “BIM”, mas o que exatamente isso significa? BIM ou Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção) é um processo inteligente de modelagem 3D onde as geometrias são enriquecidas com informações e controladas parametricamente

Ele fornece aos profissionais da indústria de arquitetura, engenharia e construção a visão e as ferramentas para planejar, projetar, construir e gerenciar projetos.

Os modelos BIM são compostos por objetos inteligentes que, ao serem alterados, se mantêm atualizados durante todo o projeto, independentemente de quem está trabalhando com eles. Os modelos BIM podem ser usados ​​para analisar ou explorar opções de projeto, visualizações e documentações.

Para criar um modelo BIM gerado por computador, o software BIM combina muitas camadas de informações para vários sistemas de infraestrutura em um modelo mestre. 

Em outras palavras, um modelo BIM é a virtualização de um projeto. É “construir” um projeto de larga escala desde o início e representá-lo durante todo o ciclo de vida do projeto. 

Não vamos nos confundir entre programas de modelagem BIM e 3D! Rhino, Modo, Blender, 3DS Max ou SketchUp, são alguns exemplos de modelagem 3D que não suportam BIM, enquanto ArchiCAD, Revit, Vectorworks ou AutoDesk BIM 360 são plataformas BIM

No entanto, o BIM também pertence ao processo digital que otimiza o ciclo de vida de um projeto, desde o desenvolvimento do design até a manutenção.

Quem usa BIM + Carreiras em BIM?

Chocante, mas arquitetos, engenheiros, paisagistas, designers de interiores e profissionais da construção usam BIM o tempo todo. Como listei alguns programas BIM acima, cada profissão ou empresa pode ter um software específico que prefere usar. 

Se você é experiente em tecnologia e altamente organizado, uma carreira em BIM é uma opção para quem está pensando no que fazer a seguir! As opções para este caminho incluem, mas não se limitam a coordenador BIM, gerente BIM ou diretor BIM. 

É essencial ter em mente que o título do cargo pode variar de empresa para empresa, mas as responsabilidades podem ser semelhantes. A razão para essas funções é que o ciclo de vida de um projeto terá muitos componentes em mudança, portanto, ter uma ou mais pessoas encarregadas do arquivo BIM o mantém preciso e atualizado o tempo todo.

Benefícios e Otimização através do BIM

Quais são exatamente os benefícios do BIM? Como qualquer negócio, é importante economizar tempo e ser econômico, razão pela qual o BIM é necessário para a indústria de AEC. 

No geral, permite decisões de projeto mais bem informadas, reduz riscos e erros de construção e melhora a colaboração multidisciplinar.

  • Melhor colaboração entre várias disciplinas
  • Visualização do projeto de pré-construção
  • Estimativa de custo
  • Custo-benefício e maior produtividade
  • Especificação do material
  • Redução de custos e mitigação de riscos
  • Gera documentação de construção mais rapidamente
  • Agendamento aprimorado
  • Maiores oportunidades para pré-fabricação e construção modular
  • Melhor gerenciamento de instalações

Onde posso aprender mais sobre BIM?

Um artigo de pesquisa da indústria AEC resume os benefícios da implementação do BIM em projetos. Diz:

“...BIM melhora a qualidade das tarefas do projeto, fornece produtos de melhor qualidade, cria possibilidade de compartilhamento de informações e melhora a eficiência do trabalho.” 

Devido a esses benefícios, muitas empresas de engenharia e arquitetura estão confiando no BIM agora mais do que nunca. É exatamente por isso que é importante entender o BIM, saber “o que é software BIM” e saber “o que é um modelo BIM”. 

Ambiente de vídeo aula do Portal A Arquiteta

Se você deseja aprender através de vídeo aulas, do zero a conhecimentos mais avançados, tanto o ArchiCAD quanto o Revit, o portal de cursos A Arquiteta contém vários cursos voltados para este tema, inclusive linkando com softwares de renderização, para uma apresentação BIM mais completa.

São técnicas comprovadas pelo setor para aproveitar ao máximo a metodologia BIM, que o ajudará a criar seus melhores projetos de forma mais rápida, econômica e eficiente do que nunca.

Capa do Livro

Se você é amante da leitura e deseja aumentar sua produtividade com o software Revit, nós indicamos o livro do nosso amigo Fabio Roberti, que é Líder Regional de Tecnologia de Prática (EMEA) & Associado na HKS Architects, onde desenvolve e implementa a estratégia digital para consolidar processos e fluxos de trabalho para aprimorar projetos.

Ele tem muitos anos de experiência usando o Revit em todas as etapas de design. Além de ser mestre em Arquitetura, possui Certificado Profissional de Arquitetura Autodesk Revit e Certificado BIM Nível 2 pela BRE Academy.

Um detalhe: idioma Inglês. Link abaixo:

Guia prático Revit


Espero que este artigo introdutório sobre BIM lhe dê uma melhor compreensão do termo. Uma coisa que sabemos com certeza é que o BIM veio para ficar. 

Cada vez mais clientes e empresas estão adotando o BIM em seus processos, e é altamente vantajoso para profissionais emergentes aprenderem para a indústria. Qual programa BIM é o seu favorito? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.


11 Mar 2022

O que é BIM?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

archicad arquiteto BIM carreira arquiteto carreira BIM engenheiro modelo BIM revit software BIM vectorworks

Quem viu também curtiu

23 de Fev de 2022

D5 RENDER - New solution for high level rendering with Ray Tracing

22 de Mar de 2022

Lista de eventos para Arquitetos, Engenheiros e Construtores 2022  |  Listamos 25

23 de Fev de 2022

Considerações em Projeto de Interiores para Escritório

Bem-vindo! Qualquer dúvida chame aqui
Logo do Whatsapp