Render arquitetônico - Tudo o que você precisa saber!

4min de leitura

Se você é designer ou arquiteto, sabe o quanto é importante explicar claramente suas ideias para seus clientes, porque na maioria das vezes eles nem sabem o que querem! No entanto, pode ser um desafio quando você precisa explicar verbalmente ideias de design complicadas.

É aqui que a renderização arquitetônica através do 3D pode ajudá-lo. Com a ajuda do render foto realista, você pode transmitir facilmente sua visão de design ao seu cliente. 

A evolução das tecnologias de modelagem 3D e realidade virtual estão alimentando a demanda por soluções eficientes de renderização. Cada vez mais empresas estão adotando esse método para traduzir melhor seus produtos e ganhar vantagem no mercado competitivo. 

O que é renderização arquitetônica?

É a representação foto realista de um projeto arquitetônico, ainda em fase de conceito de design ou, no final, já em publicidade.

O "produto" em si é um arquivo digital, criado a partir de um programa específico, também chamado de renderizador. Se o arquivo for imagem, pode ainda ser impresso para aplicação em folders. Se for vídeo, pode ser hospedado em plataformas de vídeo online para acessos em qualquer lugar. Se for tour virtual, pode ser hospedado em servidor online, também para acesso em qualquer lugar.

Concebidas a partir de um modelo 3D simples ou modelo BIM, as renderizações são soluções essenciais na apresentação do projeto arquitetônico.

Categorizamos abaixo essas renderizações 3D para facilitar o entendimento:

Tipos de renderização arquitetônica 3D

Algumas das aplicações comuns de renderização 3D incluem: 

Renderização de Interior

A renderização de interior ou "interna", é uma maneira realista de olhar para dentro de um edifício ou uma residência. 

Ela proporciona uma experiência de pré-visualização com o foco nos revestimentos aplicados, layout decorativo, iluminação, acessibilidade, dentre outros.

Renderização de Interior por Neoscape.com

Renderização de Exterior

A renderização de exterior ou "externa" têm um ponto de vista fora de uma propriedade imobiliária. É ideal para arquitetos e construtores que desejam vender suas novas ideias de projetos para clientes em potencial. 

Permite pré-visualizarmos as fachadas, paisagismo e áreas externas em geral, bem como o entorno do empreendimento, com a utilização de geolocalização por exemplo.

Pode ter o foco apenas na arquitetura e design ou pode ser humanizada com a inclusão de pessoas, animais, transmitindo a ideia do projeto após a implantação.

Renderização de Exterior por Luxigon.com

Renderização Aérea

A renderização aérea mostra a estrutura ou edifício imobiliário de cima e de fora. Geralmente com o ambiente circundante, essas imagens também são conhecidas por imagem de implantação, pois são usadas para visualizar como uma nova estrutura se mistura com a existente no local. Muitas vezes a captura do ambiente circundante (fotos reais) são feitas com auxílio de drone.

A renderização aérea também ajuda os arquitetos a decidir sobre as características da paisagem e a orientação correta do edifício.

Renderização Aérea por Kilograph.com

Tour Virtual

As renderizações arquitetônicas em 3D são perfeitas para arquitetos e agentes imobiliários, pois permitem que os clientes em potencial experimentem o que é estar dentro da propriedade sem realmente visitá-la.

Esses passeios virtuais imersivos permitem que os clientes vejam o espaço e visualizem o layout, os recursos e a sensação geral. A renderização 3D em tours virtuais também ajuda a evitar o risco de cometer erros de construção que podem custar muito tempo, dinheiro e esforço para serem corrigidos. 

Experimente um Tour Virtual Interativo clicando dentro da tela abaixo:

Tour Virtual Interativo por Vazproducoes.com

Por que as pessoas usam a visualização arquitetônica 3D?

A arquitetura e o ambiente de projeto consistem em muitas partes interessadas, incluindo arquitetos, não especialistas, engenheiros e planejadores. Cada um deles tem objetivos diferentes, perspectivas diferentes e necessidades e desejos diferentes em mente. 

Isso pode ser um desafio para que qualquer projeto arquitetônico seja um sucesso; precisa de compreensão compartilhada. Técnicas de renderização 3D podem ajudar com isso. Com a ajuda da poderosa renderização 3D, arquitetos e designers podem: 

  • Obter uma compreensão mais clara da “natureza qualitativa e quantitativa” dos espaços que estão projetando
  • Transitar rapidamente entre o conceito e o concreto
  • Manipular projetos em tempo real
  • Fazer refinamentos
  • Explorar diferentes opções
  • Criar várias versões dos mesmos designs

Como a renderização arquitetônica 3D pode impulsionar seus negócios ?

Atraia clientes online 

Um projeto em construção ou ainda não construído não mostra realmente as habilidades de um arquiteto.

Usando renderização 3D, você pode criar os melhores materiais de marketing que podem ser promovidos online e em plataformas de mídia social.

Um pacote de soluções de renderização, contendo imagens, vídeo e tour virtual do projeto, ajuda a atrair clientes e se destacar entre os concorrentes.

Faça anúncios poderosos 

E-mail e publicidade impressa ajudam a atrair clientes interessados, mas não dispostos a se comprometer.

Quando você promove seus serviços de arquitetura aproveitando a renderização 3D, seus clientes em potencial serão motivados a ver seu poderoso anúncio visual. 

Facilitar a precisão da construção

A visualização arquitetônica em 3D, foto realista, ajuda na comunicação inclusive entre os projetistas e executores da obra. 

Mantenha seu cliente engajado

Usando a visualização arquitetônica 3D, você pode envolver seus clientes em potencial e aumentar sua base de clientes enviando boletins informativos por e-mail regularmente. 

Essa é uma maneira econômica de se apresentar a um público mais amplo e fornecer as informações necessárias para seus clientes em potencial.

Mantenha-se atualizado com a tecnologia 

Por meio de apresentações inovadoras usando renderização 3D, você não apenas captura o interesse de seus clientes, mas também gerencia suas expectativas – seus clientes não precisam esperar até que o projeto seja concluído para saber como ele ficará depois de concluído.

Se você é um escritório de arquitetura ou agência de design e procura um profissional qualificado em renderização 3D, entre em contato conosco agora mesmo.

Esperamos ter ajudado! Tem dúvidas? Deixe-nos saber nos comentários e não se esqueça de deixar seu like!


01 Set 2022

Render arquitetônico - Tudo o que você precisa saber!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

3d Arquitetura CGI Design de Interiores maquete digital Maquete Eletrônica passeio virtual passeio virtual interativo Realidade Virtual Render arquitetônico render3d renderização tecnologia tour virtual tour virtual interativo

Quem viu também curtiu

23 de Fev de 2022

Fico com o SketchUp ou parto para o Blender?

23 de Fev de 2022

Considerações em Projeto de Interiores para Escritório

23 de Fev de 2022

Lista de eventos de Realidade Virtual ainda este ano

Bem-vindo! Qualquer dúvida chame aqui
Logo do Whatsapp